Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SHOW DE TALENTOS DIA 11/10

Ainda comemorando a Semana da Criança houve em nossa escola um Show de Talentos





sábado, 8 de outubro de 2011

FELIZ DIA DA CRIANÇA!!!!


Ser criança
Ser criança é acreditar que tudo é possível
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca devia deixar de ser.
Gilberto dos Reis

COMEMORAÇÃO PELO DIA DAS CRIANÇAS

em prol de uma comemoração à altura das crianças do Paul Harris!!




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

UM PEDACINHO PRA VC VER.......

NÃO PERCAM- TENHO O LINK PRA BAIXAR SE QUISEREM

INDICAÇÃO DE FILME

http://www.taarezameenpar.com/

Belo, sensível, impactante...

Taare Zameen Par – Every Child is Special, com tradução de " Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" é um filme de produção indiana  e uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh.

O filme é o relato da história de Ishaan Awasthi, um garoto de nove anos, disléxico, que é incompreendido pela escola e sofre pelo desconhecimento e abandono dos pais, que se preocupam apenas em torná-lo produtivo, competente para o trabalho e apto à concorrência.

Na escola, Ishaan é dispersivo e encanta-se com um mundo que só ele vê. A mente criativa e prodigiosa do menino é ignorada pelos professores. Na sala de aula, os algarismos da prova adquirem vida e travam com ele, uma incrível batalha intergalática. Ishaan ignora os significados dos códigos, para ele o  mundo é de um colorido e de um ritmo bastante diferente do que vive na sala de aula. Ele se encanta com o vôo das borboletas, com os pássaros que alimentam os filhotes  e com os pingos da chuva nas poças d'água.  As nuvens são seu chão firme. O menino sonha e seus sonhos não cabem no currículo escolar.

Diferente dos outros, Ishaan  sofre. Rotulado e estigmatizado, se isola.  Reprova de ano e é encaminhado pelos pais a um internato que costuma usar como marketing institucional explicar aos pais que são os melhores domadores de cavalos selvagens. Ishaan é entregue e própria sorte, abandonado intelectual e emocionalmente, tido como preguiçoso, relapso, desorganizado. Nada mais faria sentido pra ele, se Ram Shankar Nikumbh, um professor substituto não cruzasse seu caminho e o resgatasse desta triste história.

“Taare Zameen Par – Every Child is Special" , é um filme  questionador e instigante. Nos faz pensar sobre tantos Ishaans que por nós podem ter passado, incompreendidos, encaminhados equivocadamente  à escolas especiais, excluídos, rotulados.  Nos apresenta possibilidades de repensarmos os discursos que usualmente utilizamos para constituir os sujeitos os quais denominamos não aprendentes. Surge o desafio de que  nos interroguemos sobre a educação, a escola, o currículo, as competências, os alunos e as alunas, as diferenças, os olhares, os discursos, o padrão, o normal,  o fazer e o nosso não fazer pedagógico. Desafia-nos  a desapergar-nos da ideia das correções, para pensarmos outras relações de ensino e aprendizagem a partir das diferenças e a possibilidade de uma inclusão das diferenças na escola, uma oportunidade para estudar e experimentar pedagogicamente outras representações de diferença  que  escapem ao normalmente instituído pela escola como o lugar do desvio, da anormalidade ou da deformidade. Chama a atenção para como temos olhado e significado a "falta de atenção", "os erros", o "mau comportamento", "a falta de interesse", 'a incapacidade de ler e escrever" e tantas outras  formas de interpretarmos o cotidiano de uma criança que não está aprendendo.

É um filme que emociona pela produção, pela trilha sonora, pelas imagens, pela sensibilidade com que  foi criado, mas acima de tudo, pelo sentimento de que pela educação podemos impregnar de sentido a vida das pessoas e como dizia Paulo Freire, entender que  ensinar e aprender não pode se dar fora da boniteza e da alegria.

É preciso que ensinemos os saberes do mundo, mas também, que ensinemos e aprendamos os saberes do coração.
(retirado de http://sobreeducacao.blogspot.com/2011 )

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

             
            O Mais Educação é um programa do Governo Federal para ampliação da joranda escolar. Possibilita o turno integral nas escolas, oferecendo ações educacionais complementares de atividade de cultura, esporte, lazer e alimentação saudável.
             A implantação do PROGRAMA em nossa escola terá início em 12 de setembro de 2011. Os alunos participarão no mesmo dia que já estão no contra turno.

              Horário: 11h50 min às 17h30min(alunos que estudam de manhã)
                              7h30 min às 13h10min(alunos que estudam de tarde)

                                                                                                        Coordenadoras: Joelma e Rosangela

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BIBLIOTECA

O Ministério da Educação disponibilizou aos professores a coleção "A educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar" que já se encontra na biblioteca de nossa escola!!
Confiram!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA-VENCEDORES!!!!

Os alunos vencedores da Olimpíada de Matemática da 6ª série:
Murilo Martins da Silva e Oséias Rodrigues

Mais Olímpiada de Matemática

As vencedoras da Olimpiada de Matemática da 8ª série:


 Giulia Rodrigues e  Juliana Anjos


Professora de Matemática Sandra Marian, os vencedores e o diretor Fernando Bertuzzi


Segundo encontro presencial do Curso Curriculo em Rede

Segundo encontro presencial do Curso Curriculo em Rede sob coordenação do professor Eduardo Britto Velho de Mattos(UFRGS) ex-professor do Paul Harris, curso este que a maioria dos professores do Paul Harris estão fazendo entre outros professores e simpatizantes. O 2ºencontro presencial deste primeiro módulo será dia 07/07/2011 a partir das 17h na E.M.E.F. Paul Harris de São Leopoldo/RS e contará com a presença da professora doutora(UFRGS) prof.Léa Fagundes.

CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO EM REDE VIA PROJETOS DE APRENDIZAGEM(curso que esta sendo ministrado na modalidade EAD, com alguns encontros presenciais no Paul Harris, com tutoria do prof.Eduardo Britto Velho de Mattos)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, da rede pública de São Leopoldo/RS, através da sua equipe diretiva e grupo de professores, tem trabalhado incessantemente na construção e investigação de novas estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem e respeitem as características e demandas dos jovens da sociedade da informação e da comunicação. Nesse sentido, a escola propôs o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem como eixo estruturador da sua prática pedagógia e iniciou, em 2009, a experimentar diferentes sistemáticas e ações que lhes deem suporte.
O Colégio de Aplicação, bem como o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia/UFRGS, tem desenvolvido experiências e pesquisas em relação ao design e ao desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na educação básica que vão ao encontro da proposta da escola Paul Harris. Com isso, iniciou-se uma parceria com o objetivo inicial de criar um espaço de reflexão e pesquisa na educação básica, que permita a construção de estratégias para a criação de um currículo em rede que tenha como base o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
Como resultado desta parceria surge este curso, que terá como foco a pesquisa e reflexão sobre o design e desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem, currículos escolares e a intervenção do professor

segunda-feira, 20 de junho de 2011

BIBLIOTECA

As professoras Andréia, Rosângela,Rosmari e Patrícia estiveram neste sábado dia 18/06 no encontro com o escritor André Neves na escola Gusmão Brito, nesta oportunidade foram adquiridos livros para a escola, os quais já se encontram a disposição na biblioteca para professores e alunos.São eles:

A Caligrafia de dona Sofia - André Neves
O fusquinha cor-de-rosa - Caio Riter
Pretinha de Neve e os sete gigantes - Rubem Filho
A bruxa apaixonada e o lobo fujão- Lilian Zieger
O sapo e o poço - Júlio Emílio Braz
Páscoa no galinheiro - Eduardo Bakr
A descoberta da Joaninha - Bellah Leite Cordeiro
O grande problema da vaca Letícia - Lucia Reis
A esquisita Aranha Rita - Lucia Reis
Uma joaninha diferente - Regina Célia Melo
Os lugares de Maria - Margarida Botelho

domingo, 5 de junho de 2011

CHA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

DESDE A ORGANIZAÇÃO ATÉ AS APRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS,
O DESFILE E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, UM SHOW!!!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dislexia - Definição

"O maior erro que se pode cometer com os disléxicos é querer que eles escrevam como todo mundo".

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica.
Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.



domingo, 10 de abril de 2011

Uma reflexão sobre a violência

O que esta reflexão tem a ver com crianças? Tudo.
Primeiro porque a reação de adultos impacta no comportamento das crianças próximas a ele. Seja uma reação de raiva, insegurança ou medo. A criança aprende muito pelo exemplo. Pela observação do comportamento do outro.
Segundo porque há inúmeras crianças vivendo em condição de miséria em nosso país. E disso pouco se fala. Qual o futuro dessas crianças? Muitas são criadas em ambientes insalubres e indignos para qualquer ser humano. Não tem direito à educação, apesar de isso lhe estar assegurado constitucionalmente.
50% das crianças brasileiras vive em famílias pobres. Segundo dados divulgados no site da Unicef Brasil, dos 3 milhões de crianças que completam 1 ano de idade, 370 mil não possuem registro de nascimento (2005), e, portanto, vêem negado seu direito a uma identidade. Aproximadamente uma em cada quatro crianças de 4 a 6 anos estão fora da escola. 64% das crianças pobres não vão à escola durante a primeira infância.
O que esperar dessas crianças ao tornarem-se adultos? Que infância é essa?
São questões polêmicas e delicadas. Mas o que proponho é uma reflexão. Porque, desculpismos a parte, somos sim co-responsáveis pela sociedade que vivemos. Nós precisamos fazer a nossa parte. Chega de omissão. Para começar nós que elegemos quem está no poder. Nesse sentido é lamentável que mais de 29 milhões de brasileiros não tenham votado nesta eleição presidencial.
Eu acredito na mudança da sociedade através da educação. É como disse Paulo Freire: “A transformação da educação não pode antecipar-se à transformação da sociedade, mas esta transformação necessita da educação”.

domingo, 3 de abril de 2011

mais reconhecimento...

Parabéns Ana!! O blog está ótimo...Já sou seguidora!!!
Adoro receber tuas sugestões tá!!! Quando puder pode enviar!

Um grande abraço!!! Com carinho!! Tati

terça-feira, 29 de março de 2011

O QUE É BULLYING?? AJUDE A IDENTIFICÁ-LO

MARCAS DE BATON NO BANHEIRO

(muito boa para amigos e professores)
Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores...

Comunicar é sempre um desafio!

BIBLIOTECA

As professoras da biblioteca, Ro e Sheyla, comunicam que na semana do dia 4/04 a 8/04 começa a hora do conto, profes cuidem seus horários!!!!!

mais reconhecimento...

Ana, teu blog tá lindo!!!!! Parabéns pelo cuidado e carinho que te dedicas a tudo que fazes!!

Obrigada por tudo viu?!!!
Adoro teus e-mails e os aproveito MUITOOOOOOOO !!!
Beijinhos
Lisi

segunda-feira, 28 de março de 2011

Como vermos realizados os nosso desejos

Estava eu olhando o velho João, entretido em varrer as folhas secas do jardim. A área era grande, e o velho caprichava em não deixar nem uma folha no gramado.
- João, disse eu sorrindo, que maravilha se você pudesse, só a um desejo seu, ver todas estas folhas, de repente, empilhadas num monte!
- E posso mesmo, disse o velho prontamente.
- Se você pode, vamos ver! desafiei.
- Folhas! Juntem-se todas! disse o velho, numa voz de comando. E lá continuou limpando a relva até que as folhas ficaram juntas num só monte.
- Viu? Disse-me, sorrindo - É este o melhor meio de vermos realizados os nossos desejos. Trabalhar, persistentemente, para que aquilo que queremos seja feito.
O incidente calou-me no espírito. Mais tarde, ao estudar a biografia dos cientistas, dos reformadores e de todos aqueles cujas obras nos parecem, por vezes, milagres deveras sobrehumanos, descobrí que adotavam geralmente o sistema do velho jardineiro.
Todas as suas realizações resultaram do fato de que estes homens, desejando fortemente chegar a certo objetivo, - nunca cessaram de lutar por alcançá-lo.

Relato de: Horace Otis
Ohio-EUA

TENHA A CORAGEM DE SER ORIGINAL

 A partir de hoje postarei algumas Histórias verdadeiras. São relatos de pessoas que quando crianças, aprenderam coisas relevantes dos adultos. Tais vivências, segundo o testemunho dessas pessoas, foi ponto decisivo na formação do seu caráter ou mesmo postura ética diante da vida.

A primeira:

   Tenha a coragem de ser original

Por que você perde seu bom humor, fazendo essa confusão toda com seu cabelo? - perguntou meu pai, quando me encontrou chorando de raiva porque eu era muito menina, e não tinha a habilidade necessária para fazer o penteado em moda nos meus tempos de colégio.
- É a moda! - lamentei-me. - Só o meu nunca fica como os outros!
Olhando-me gravemente, meu pai ordenou: - Divida seu cabelo no meio, penteie-o para trás, e amarre-o como uma fita. Agora, use-o assim durante uma semana, e se metade das meninas de sua classe não copiarem você, eu lhe darei dez dólares.
Pensei comigo que ele era incrivelmente ingênuo. Dez dólares, porém eram uma fortuna a que não podia resistir, e o fiz.
Tivesse eu chegado à aula vestida com a camisola de dormir, minha agonia não teria sido maior. Mas quando a semana acabou, quase todas as meninas de minha classe estavam usando o cabelo separado simplesmente pelo meio, atado atrás com uma fita.
Meu pai disse, então: - Não seja vulgar! O mundo já tem bastante mediocridade. Nunca tenha medo de uma idéia própria, e, se ela for certa, siga para adiante com ela, sem se importar com o que faça todos os demais! E, embora ele tivesse ganho a aposta, deu-me uma nota de dez dólares.
Relato de: Sra. Brooks E. Cairns

sexta-feira, 25 de março de 2011

OLHA QUE MARAVILHA TER RECONHECIMENTO!!!!!!

Ana ameiiii, está maravilhoso, parabéns pelo excelente trabalho!!!!

Um abraço! Josi

Tô adorando o blog da escola e te parabenizo pelo teu caprichado e oportuno trabalho, aproveito aqui pra te passar o endereço do meu blog pra acrescentares aos links do blog da escola. Beijos.
Jader Santini

domingo, 20 de março de 2011

noticia .....

Descobri através do blog da colega Ana Paula Costa e fiquei encantada. Já vou propor atividades para os professores, principalmente o de geografia. Minha mente já está viajando com muitas idéias. Vale a pena vocês conferirem! http://www.ibge.gov.br/paisesat/

sexta-feira, 18 de março de 2011

Espaço de improviso

 Se a escola e os alunos mudaram, muitos professores seguem o mesmo caminho. Ana Rosa Abreu, que esteve à frente dos Parâmetros em Ação, do Ministério da Educação, compara o professor a um músico de jazz, que precisa saber improvisar. Mas destaca: só faz isso bem quem tem respaldo de estudo, leitura e planejamento e consegue trabalhar coletivamente. "Quanto mais o professor tematiza com seus colegas o que acontece na sala de aula, mais tem condições de lidar com questões inesperadas. Quando esses grupos se solidificam, muda a lógica interna. Por isso o ideal é trazer questões, não saber tudo. Só assim se cria a noção de que todos aprendem."


Quer saber mais?
Aprendizes e Mestres — A Nova Cultura da Aprendizagem, Juan Ignacio Pozo, 296 págs., Ed. ArtMed, tel. 0800-7033444, 44 reais
Fonte: Nova Escola Editora Abril
Educar! Tarefa das mais difíceis!


A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.

Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo, assim como ninguém viu a alma e, no entanto, as grandes energias estão presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Esse diferencial na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que todos somos Educadores (o professor, o zelador, o pai, o amigo...).

terça-feira, 15 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

um joguinho............

No 1º ano as crianças se divertem com um jogo de formação de palavras feito com tampinhas de garrafa pet.....Eles adoram!!!

sexta-feira, 11 de março de 2011