Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2011

O QUE É BULLYING?? AJUDE A IDENTIFICÁ-LO

MARCAS DE BATON NO BANHEIRO

(muito boa para amigos e professores)
Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram...
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Moral da história: Há professores e há educadores...

Comunicar é sempre um desafio!

BIBLIOTECA

As professoras da biblioteca, Ro e Sheyla, comunicam que na semana do dia 4/04 a 8/04 começa a hora do conto, profes cuidem seus horários!!!!!

mais reconhecimento...

Ana, teu blog tá lindo!!!!! Parabéns pelo cuidado e carinho que te dedicas a tudo que fazes!!

Obrigada por tudo viu?!!!
Adoro teus e-mails e os aproveito MUITOOOOOOOO !!!
Beijinhos
Lisi

segunda-feira, 28 de março de 2011

Como vermos realizados os nosso desejos

Estava eu olhando o velho João, entretido em varrer as folhas secas do jardim. A área era grande, e o velho caprichava em não deixar nem uma folha no gramado.
- João, disse eu sorrindo, que maravilha se você pudesse, só a um desejo seu, ver todas estas folhas, de repente, empilhadas num monte!
- E posso mesmo, disse o velho prontamente.
- Se você pode, vamos ver! desafiei.
- Folhas! Juntem-se todas! disse o velho, numa voz de comando. E lá continuou limpando a relva até que as folhas ficaram juntas num só monte.
- Viu? Disse-me, sorrindo - É este o melhor meio de vermos realizados os nossos desejos. Trabalhar, persistentemente, para que aquilo que queremos seja feito.
O incidente calou-me no espírito. Mais tarde, ao estudar a biografia dos cientistas, dos reformadores e de todos aqueles cujas obras nos parecem, por vezes, milagres deveras sobrehumanos, descobrí que adotavam geralmente o sistema do velho jardineiro.
Todas as suas realizações resultaram do fato de que estes homens, desejando fortemente chegar a certo objetivo, - nunca cessaram de lutar por alcançá-lo.

Relato de: Horace Otis
Ohio-EUA

TENHA A CORAGEM DE SER ORIGINAL

 A partir de hoje postarei algumas Histórias verdadeiras. São relatos de pessoas que quando crianças, aprenderam coisas relevantes dos adultos. Tais vivências, segundo o testemunho dessas pessoas, foi ponto decisivo na formação do seu caráter ou mesmo postura ética diante da vida.

A primeira:

   Tenha a coragem de ser original

Por que você perde seu bom humor, fazendo essa confusão toda com seu cabelo? - perguntou meu pai, quando me encontrou chorando de raiva porque eu era muito menina, e não tinha a habilidade necessária para fazer o penteado em moda nos meus tempos de colégio.
- É a moda! - lamentei-me. - Só o meu nunca fica como os outros!
Olhando-me gravemente, meu pai ordenou: - Divida seu cabelo no meio, penteie-o para trás, e amarre-o como uma fita. Agora, use-o assim durante uma semana, e se metade das meninas de sua classe não copiarem você, eu lhe darei dez dólares.
Pensei comigo que ele era incrivelmente ingênuo. Dez dólares, porém eram uma fortuna a que não podia resistir, e o fiz.
Tivesse eu chegado à aula vestida com a camisola de dormir, minha agonia não teria sido maior. Mas quando a semana acabou, quase todas as meninas de minha classe estavam usando o cabelo separado simplesmente pelo meio, atado atrás com uma fita.
Meu pai disse, então: - Não seja vulgar! O mundo já tem bastante mediocridade. Nunca tenha medo de uma idéia própria, e, se ela for certa, siga para adiante com ela, sem se importar com o que faça todos os demais! E, embora ele tivesse ganho a aposta, deu-me uma nota de dez dólares.
Relato de: Sra. Brooks E. Cairns

sexta-feira, 25 de março de 2011

OLHA QUE MARAVILHA TER RECONHECIMENTO!!!!!!

Ana ameiiii, está maravilhoso, parabéns pelo excelente trabalho!!!!

Um abraço! Josi

Tô adorando o blog da escola e te parabenizo pelo teu caprichado e oportuno trabalho, aproveito aqui pra te passar o endereço do meu blog pra acrescentares aos links do blog da escola. Beijos.
Jader Santini

domingo, 20 de março de 2011

noticia .....

Descobri através do blog da colega Ana Paula Costa e fiquei encantada. Já vou propor atividades para os professores, principalmente o de geografia. Minha mente já está viajando com muitas idéias. Vale a pena vocês conferirem! http://www.ibge.gov.br/paisesat/

sexta-feira, 18 de março de 2011

Espaço de improviso

 Se a escola e os alunos mudaram, muitos professores seguem o mesmo caminho. Ana Rosa Abreu, que esteve à frente dos Parâmetros em Ação, do Ministério da Educação, compara o professor a um músico de jazz, que precisa saber improvisar. Mas destaca: só faz isso bem quem tem respaldo de estudo, leitura e planejamento e consegue trabalhar coletivamente. "Quanto mais o professor tematiza com seus colegas o que acontece na sala de aula, mais tem condições de lidar com questões inesperadas. Quando esses grupos se solidificam, muda a lógica interna. Por isso o ideal é trazer questões, não saber tudo. Só assim se cria a noção de que todos aprendem."


Quer saber mais?
Aprendizes e Mestres — A Nova Cultura da Aprendizagem, Juan Ignacio Pozo, 296 págs., Ed. ArtMed, tel. 0800-7033444, 44 reais
Fonte: Nova Escola Editora Abril
Educar! Tarefa das mais difíceis!


A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.

Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo, assim como ninguém viu a alma e, no entanto, as grandes energias estão presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Esse diferencial na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que todos somos Educadores (o professor, o zelador, o pai, o amigo...).

terça-feira, 15 de março de 2011

sábado, 12 de março de 2011

um joguinho............

No 1º ano as crianças se divertem com um jogo de formação de palavras feito com tampinhas de garrafa pet.....Eles adoram!!!

sexta-feira, 11 de março de 2011